Seu site é uma ferramenta muito importante! Pode ajudá-lo a expandir o seu negócio se for construído e mantido de forma correta.
Neste artigo, reunimos 17 coisas diferentes e muito importantes que você pode fazer para deixar seu site pronto para gerar resultados! Provavelmente você deve saber sobre alguns desses pontos, mas pode haver algum em que não tenha pensado antes.
- Certifique-se de que suas páginas carreguem rapidamente
A chave para direcionar o tráfego para o seu site é obter uma classificação mais elevada nos motores de busca. O Google usa a velocidade de carregamento da página como um fator de classificação. Assim, ao fazer o seu site carregar mais rápido, você poderá impulsionar a si mesmo na classificação.
Ter uma página de carregamento rápido também é muito importante para seus visitantes reais. Ter uma página que carrega lentamente pode desencorajar os visitantes de permanecer em sua página e pode fazer com que eles saiam.
Uma ferramenta útil para analisar os tempos de carregamento de sua página é o Google PageSpeed Insights.
- Verifique se o seu site está usando HTTPS
Seu site deve usar HTTPS em vez de HTTP. Ao usá-lo, significa que você está permitindo que seus visitantes se conectem por meio de uma conexão criptografada.
É muito importante ter certeza de que você está usando HTTPS, pois o Google penaliza todos os sites que não o usam.
Além disso, também dá aos visitantes confiança para inserir os detalhes de pagamento em seu site.
- Realize uma auditoria de SEO agora
Quanto mais visitantes você chegar ao seu site, maior será a probabilidade de você fazer uma venda! Portanto, faça uma auditoria de SEO (search engine optimization) em seu site. Use isso para identificar os aspectos do seu site que você pode melhorar para ter uma classificação mais elevada no Google.
Você pode usar ferramentas gratuitas como o SEOptimer e o Analisador de SEO de Neil Patel para destacar todos os pontos óbvios em que você pode melhorar. Mas, se você deseja fazer uma auditoria detalhada do SEO do seu site, recomendo entrar em contato com uma agência ou freelancer especializado em SEO.
- Adicione Chat ao vivo, Chat Bot ou WhatsApp
Vivemos em um mundo onde podemos obter respostas instantâneas às nossas perguntas. Por que seu site deveria ser diferente?
Não faça seus usuários ficarem sentados esperando uma resposta por e-mail. Dê-lhes respostas imediatas com um bot de chat ou chat ao vivo. Ao fornecer aos visitantes uma maneira rápida de entrar em contato com você, você pode reduzir as chances de eles acessarem outro site para encontrar a resposta.
Existem vários sistemas de bate-papo diferentes que você pode adicionar ao seu site, como: Zendesk, Tawk.to, Zoho e Facebook Messenger.
- Certifique-se de que seu site é responsivo
Este ponto não pode ser enfatizado o suficiente! Quase 60% de todo o acesso à Internet é feito por meio de telefones celulares. Portanto, provavelmente podemos presumir que a grande maioria de seus visitantes usará seus smartphones. Obviamente, se você tiver análises configuradas em seu site, poderá obter números mais precisos sobre os tipos de navegadores e dispositivos que seus visitantes estão usando.
Portanto, é importante que o site tenha uma ótima aparência e funcione bem em dispositivos móveis, tablets e desktops.
- Adicione seu site a todos os seus perfis de mídia social
Uma grande proporção do seu mercado-alvo usará frequentemente sites e aplicativos de mídia social. Portanto, é importante garantir que você tenha uma página para sua empresa em todas as plataformas. Isso ajudará as pessoas a encontrar você!
Certifique-se de adicionar um link para seu site sempre que possível, para que você possa direcionar o tráfego para fazer uma venda.
Também é importante ter certeza de não se espalhar muito e tentar gerenciar muitas contas de mídia social ao mesmo tempo. Se precisar de ajuda com suas contas de mídia social, recomendo fortemente entrar em contato com uma agência de marketing de mídia social que poderá ajudá-lo.
- Reduza a desordem em suas páginas e navegação
Os visitantes do site podem se confundir facilmente se houver muita desordem. Fornecer a um usuário 20 links diferentes em sua navegação apenas os sobrecarregará.
Tente apontar para não mais do que 7 a 9 links de navegação. Quanto menos opções forem dadas a um usuário, mais rápido ele poderá tomar sua decisão. E quanto mais rápido um usuário puder tomar uma decisão, maior será a probabilidade de ele fazer uma compra. Hesitação e demora matam vendas!
- Dê um lifting facial ao seu site
Isso não se aplica a todos os sites. Mas é provável que alguns de vocês que estão lendo isso não tenham atualizado seu site nos últimos um ou dois anos.
É importante que você mantenha seu site com uma aparência moderna e atualizada. Se o seu site parece negligenciado, desatualizado e desatualizado, o que isso diz sobre você e sua empresa? Isso não significa necessariamente que você precisa de um redesenho completo do site a cada dois anos, mas fazer pequenas alterações no estilo do seu site para acompanhar as tendências atuais pode fazer maravilhas.
- Mostre seus depoimentos e projetos anteriores
Como humanos, contamos com a “prova social”. Gostamos de saber que alguém comprou algo antes de nós e recomendaria o produto / serviço. É por isso que adoramos verificar as avaliações de 5 estrelasantes de comprar qualquer coisa online.
Mostre seus depoimentos online! Isso permite que seus clientes em potencial saibam que estão tomando a decisão certa ao escolher você e não seu concorrente.
Se você não tem nenhum depoimento até agora, talvez tente entrar em contato com seus clientes / clientes existentes e pergunte-lhes se eles podem dar-lhe uma frase ou duas como um comentário. Dependendo do tipo de site que você está administrando, pode até ser útil obter uma avaliação no Google, Trustpilot, Facebook e LinkedIn.
- Ofertas / descontos especiais para novos clientes
Conseguir novos clientes e clientes é muito mais difícil do que manter os recorrentes. Você precisa construir a confiança inicial e convencê-los a comprar de você.
Oferecer um desconto para o comprador pela primeira vez ou uma oferta especial é uma ótima maneira de atrair novos clientes. Da próxima vez que procurarem um produto / serviço como o seu, é mais provável que procurem você do que um concorrente.
- Invista em melhores fotografias e imagens
Uma grande quantidade de sites usa banco de imagens e fotografia. Isso tem um efeito de arrastamento e faz com que seu site pareça muito “cortador de biscoitos”.
Por que não investir um pouco e obter imagens e gráficos sob medida para o seu site que mostram mais você ou sua empresa? As imagens mais personalizadas podem definitivamente ajudar seu site a ficar na cabeça dos visitantes por mais tempo e torná-lo único.
- Comece um blog
Se você ainda não iniciou um blog, comece um. Essa é uma ótima maneira de direcionar o tráfego para seu site. É também uma forma de mostrar a seus leitores / clientes em potencial que você tem conhecimento em sua área.
Você também pode compartilhar suas postagens de blog em seus perfis de mídia social para direcionar ainda mais tráfego para seu site.
- Inicie um Podcast
Os podcasts estão crescendo loucamente no momento! A maneira como as pessoas estão consumindo conteúdo agora está mudando.
Então, por que não começar um podcast para seus clientes em potencial ouvirem?
Para começar rapidamente, por que não fornecer todas as postagens do seu blog em formato de áudio para as pessoas ouvirem?
- Configure o Google Analytics
É importante que você saiba o que os visitantes do seu site estão olhando quando estão nele.
Usando o Google Analytics, você pode identificar a jornada do usuário de seus visitantes e ver quais páginas eles estão visualizando quando estão em seu site. Como resultado disso, você pode atualizar sua navegação ou layout de página para influenciar as ações dos visitantes, se preferir que eles façam outra coisa.
- Invista em um Redator
Escrever conteúdo para o seu site pode ser mais difícil do que você pensa (ou pelo menos foi para mim). Você precisa ter certeza de que está escrevendo o conteúdo do seu site com o SEO em mente, para que suas páginas tenham uma boa classificação nos resultados de pesquisa. Mas você também precisa se certificar de que o conteúdo também convencerá seus visitantes a concluir sua frase de chamariz (por exemplo, comprar um produto).
Eu originalmente escrevi o conteúdo do meu site e nunca fiquei muito feliz com isso. Então, entrei em contato com um redator e ele reescreveu o conteúdo de cada página. Como resultado disso, percebi uma melhora clara em meus rankings do Google e na quantidade de pessoas que me contataram para serviços de desenvolvimento web.
Portanto, eu definitivamente recomendo entrar em contato com um redator que pode escrever a cópia do seu site para você.
- Certifique-se de ter uma frase de chamariz clara
O que você deseja que os visitantes do seu site façam? Compre um produto? Registro? Marque uma consulta? Contatar você?
Você precisa deixar claro para seus visitantes que deseja que eles realizem essa ação. Isso é o que você chamaria de “call to action” (às vezes visto como CTA).
Por exemplo, com meu site em particular, tenho um botão em minha barra de navegação que diz “Contato”, que é de uma cor diferente dos outros links. Meu principal objetivo para qualquer visitante que visite meu site em busca de serviços de desenvolvimento web é que eles entrem em contato comigo. Faço isso porque posso falar com qualquer cliente potencial e descobrir o que eles precisam de mim como desenvolvedor.
No entanto, sua frase de chamariz provavelmente será diferente da minha. Portanto, acho importante que você olhe para o seu site e se pergunte duas coisas:
O que eu quero que meus visitantes façam no meu site?
É claro e óbvio como um visitante pode fazer isso?
- Aumente sua lista de e-mail
Aumentar sua lista de e-mail pode ser uma ótima maneira de ajudar seu site a crescer. Você pode usá-lo para permitir que seus visitantes saibam sobre novas promoções ou para notificar seus usuários sobre coisas como novas postagens de blog ou episódios de podcast.
Portanto, usando sua lista de e-mail, você pode direcionar o tráfego de volta para seu site. Mas uma das melhores partes disso é que os visitantes vindos de seus e-mails já terão construído alguma forma de confiança com você (porque eles já forneceram o endereço de e-mail para você). Como resultado disso, há uma probabilidade maior de que você possa converter seus visitantes em clientes pagantes ou clientes.
Conclusão
Esperançosamente, este artigo deve ter dado a você uma ideia ou duas que você pode usar para melhorar seu site.